06

Glocal Acontece

Terceiro Ciclo de Aceleração

No dia 03 de março iniciamos nosso terceiro ciclo de aceleração. Mais uma etapa na consolidação do nosso modelo de Aceleração. Foram 12 organizações selecionadas, que passaram por questionário, entrevista e pitch, além de 3 projetos convidados a acompanhar o ciclo como ouvintes.

Nosso ciclo de aceleração é baseado em três pilares: conhecimento, mentoria e trabalho em rede, e neste terceiro ciclo começamos dando um enfoque especial em criar uma rede de colaboração entre os empreendedores e empreendedoras desde o início.

Para isso, tivemos uma breve sessão inicial sobre Teoria da Cooperação e criamos um Contrato, com compromissos estabelecidos e assumidos pelos próprios acelerados e aceleradas para que o programa flua de forma que o aproveitamento de todos seja maximizado.

Além disso, nos 3 primeiros encontros promovemos oportunidades de conhecimento e troca entre os acelerados e já podíamos ver uma rede forte se formando, até que… chegou a pandemia!

Como todos, fomos pegos de surpresa por esta circunstância e o cenário mudou: as organizações não podiam mais atender presencialmente seus beneficiários e os negócios perderam oportunidades e clientes. E nós, que estávamos apostando alto no contato pessoal para a formação de redes, também tivemos que nos adaptar.

Depois de quarenta dias sem sessões de conteúdos, mas seguindo com a mentoria e sessões online e com conversas e exercícios para mapear as mudanças trazidas pela crise e apoio para adaptação, retomamos nosso programa em um novo formato: online, com sessões mais espaçadas, conteúdo mais enxuto, entregas programadas e promovendo o protagonismo do acompanhamento dos mentores e mentoras.

Alguns acelerados tiveram a vida pessoal e atuação da organização profundamente alteradas, mas estamos aproveitando o tempo para adquirir conhecimento e nos prepararmos para atender novos e profundos problemas dos nossos beneficiários, pensando em novas maneiras de entregarmos soluções transformadoras e duradouras para as comunidades atendidas.

Tem sido um tempo difícil para muitos, com grandes desafios, mas tem sido também uma grande oportunidade de se reinventar e de melhorar seus projetos, programas e produtos.

Você quer fazer parte da transformação que estamos promovendo através da capacitação desses empreendedores e empreendedoras? Você pode ser um voluntário, ou pode ser um investidor da Glocal. Vem com a gente!