03

Acelerados

Conheça e envolva-se com
As organizações aceleradas

Quinto Ciclo

Atuando em Vila Velha – ES, a Rua do Céu é uma iniciativa social que trabalha para transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Eles atuam hoje em 15 comunidades carentes da Grande Vitória e assim contam com mais de 1700 crianças e adolescente agregados. As atividades são elaboradas com foco na educação, lazer, saúde, cultura e esporte.

Atua em Santo André – SP promovendo a formação e conscientização da cidadania, viabilizando atividades sócio-culturais e a qualificação para a geração de renda. Busca favorecer a transformação de uma população de baixa renda em situação de vulnerabilidade através do desenvolvimento humano, econômico e social.

Atuando em Guarulhos – SP, desenvolve o Projeto Acreditar para 125 crianças e adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de oferecer proteção social como serviço de ação continuada, assegurando espaços de referência, de participação, de relação de afetividades e de respeito que garantam a ampliação de seu universo de trocas culturais, o acesso à tecnologia e a experimentação da participação na vida pública.

A APAS vem desenvolvendo ao longo de mais de 20 anos o trabalho de fortalecimento de vínculos de crianças e pré-adolescentes de famílias em vulnerabilidade social da cidade de Leme – SP. Amplia agora sua atuação com adolescentes, sendo pote por meio do movimento INSPIRAR, para o despertar de novos talentos.

Uma organização sem fins lucrativos que atua em Diadema – SP, fundada em 2011 para beneficiar crianças, jovens e adultos com e sem deficiência física e intelectual, oferecendo gratuitamente acesso à prática esportiva, educativa e cultural, através de ações que promovem a melhoria na qualidade de vida e a inclusão social.

Projeto de Desenvolvimento Social Sustentável que cria riquezas sócio-econômicas em Maputo (Moçambique), uma região com extrema pobreza. Atua com a geração de renda e empregos cooperados, qualificando e empoderando pessoas. Visa resgatar a dignidade humana quebrando o ciclo da miséria sem evadir as características culturais com técnicas de formação e melhorias práticas na produção em aquacultura e agricultura.

Atua em Olinda – MG, no segmento de comunidade terapêutica. Atende dependentes químicos desde 2001, além de trabalhar a prevenção com adolescentes de 15 a 18 anos por meio do projeto “Oficina de Talentos”. Oferece atividades de lazer e esporte, trabalha a cultura local, tendo como foco o congado, realiza atendimento psicossocial e oferece capacitação para o mercado de trabalho.

Atua em Contagem – MG trabalhando por uma cultura da convivialidade e reumanização das relações. Busca complementar a assistência social pública, atuando partir de 4 pilares: segurança alimentar, assistência psicológica e jurídica, geração de renda e formação humana.

Atua no semiárido nordestino. Através da Escola Feminina de Apicultura, usa a criação de abelhas como ferramenta para formar mulheres do semiárido brasileiro em liderança, empreendedorismo, comercialização, geração de renda e autoestima.

Através da arte do palhaço realiza visitas semanais em ambientes de vulnerabilidade social, com propósito de promover momentos culturais e artísticos em hospitais e casas de acolhimento. São realizados atendimentos para todas as faixas etárias, semeando muito amor e multiplicando sorrisos.

Quarto Ciclo

A ABENFI auxilia crianças, adolescentes e idosos em situação de alta vulnerabilidade social através de aulas de Kung-Fu, artes, música, informática, dança e pilates.

A Casa Ação acolhe jovens egressos de casas-lar e abrigos que não tem moradia ao completarem 18 anos. Trabalham a inserção dos mesmos ao mercado de trabalho, educação e assistência social e psicológica, bem como orientação espiritual.

O Instituto Fábrica de Sonhos diminui a pobreza e a exploração infantil através de clube da leitura, jiu-jitsu, projeto de alfabetização, aulas de balé, dança, violão, informática, além do reforço escolar e assistência social.

O INSPARA incentiva pessoas com deficiência a participar no nado artístico, a fim de acolhê-los e promover a inclusão por meio do esporte. Promove a melhora da saúde e autoestima dos participantes através de treinos, vivências, eventos e workshops.

A Makarios oferece suporte a gestantes, mães e crianças em situação de vulnerabilidade social através de orientação e monitoramento do desenvolvimento infantil na primeira infância, distribuição de cestas básicas e cursos de capacitação para as mães.

A Nossa Casa luta contra a vulnerabilidade social e o déficit educacional de crianças, adolescentes e suas famílias através de reforço escolar, ballet infantil, futebol e assistência social.

A Palhaço Aprende promove a cura do medo de errar, que prejudica a aprendizagem em sala de aula. Trata-se de uma educação mais leve, significativa e ativa. Atuam através de visitas semanais de palhaços “aprendedores” a instituições de ensino e formação de professores para receber as visitas de Palhaços.

O Projeto Bac busca reconectar fé cristã e arte, através de cursos de capacitação técnica em artes, consultoria a grupos teatrais de igrejas locais, produção de peças teatrais e encontros de estudo artístico.

O Projeto Maltrapilho atende a população de rua, crianças em risco social, mulheres vítimas de violência doméstica e social através de atividades como: Igreja na rua, reforço escolar, aulas de luta, ballet, circo, exames de vista, empreendedorismo (panificação), grupo de ajuda mútua e auxílio espiritual.

A Semear Esperança ampara crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social através de atividades educacionais e recreativas, visando o desenvolvimento cognitivo de criança e adolescentes e dando suporte às famílias.

A SYMAP acolhe crianças e adolescentes em vulnerabilidade por meio do atletismo, educação e assistência. Além de alimentação, promovem disciplina, confiança, autonomia, esperança e oportunidades através da prática esportiva.

Terceiro Ciclo

O projeto Solidariedade Sem Fronteiras promove oportunidades para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade ingressarem no mercado de trabalho e em universidades através de atividades educativas, esportivas e culturais no contraturno escolar

A Ponte é uma escola de comunicação voltada para formar jovens de escolas públicas e dar acesso à formação profissional nas áreas de comunicação e publicidade e oportunidades de trabalho neste mercado.

O Equoterapia Transformar promove reabilitação motora de crianças e adolescentes portadores de deficiência por meio de equoterapia (terapia sobre cavalo), fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, entre outras especialidades. 

O Leme trabalha para fazer da escola um agente ativo da promoção do aleitamento materno. Constrói a cultura da amamentação integrando família, escola e comunidade, fortalecendo laços com outras instituições públicas como postos de saúde e bancos de leite. 

O Projeto Cultivando Sonhos promove a capacitação de jovens através do empreendedorismo, alfabetização, profissionalização e preparação para vestibulares com o objetivo de aumentar sua empregabilidade e promover a geração de renda.

O Grupo de Cuidado trabalha em ambiente escolar, com o fortalecimento da saúde emocional de adolescentes, jovens e professores através de fóruns, terapia em grupo e palestras, oferecendo apoio e gerando novas perspectivas sobre saúde mental.

O ReciclEsporte fomenta a prática de Floorball em escolas e clubes, através da conscientização ambiental, reciclagem e gestão de resíduos sólidos nas escolas, empresas das regiões atendidas.

O Materna trabalha com a prevenção do abandono e orfandade infantil ainda no ventre materno, a partir de um programa completo para gestantes em vulnerabilidade social, com foco no fortalecimento da auto estima, capacitação profissional, e cuidados com o bebê. 

O Crea+ Brasil desenvolve habilidades sócio emocionais de crianças e adolescentes de escolas públicas, para reduzir a discrepância de oportunidades que eles têm ao longo de suas vidas em função da sua condição social e contribuir na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O Instituto Zedakah promove atividades educativas, esportivas, culturais e profissionalizantes no contraturno escolar para crianças e adolescentes do Jardim Sto. Afonso, em Guarulhos

Segundo Ciclo

O Unidos somos mais é um negócio social que oferece para empresas programas de outplacement e promove a humanização dos processos de recolocação profissional de pessoas em vulnerabilidade, por meio de assessoria e capacitação.

O The Justice Movement é um movimento de justiça social, que combate à escravidão moderna, promove de justiça através dos negócios, e busca restaurar a vida de mulheres em vulnerabilidade, violadas em seus direitos.

O Profaz é uma organização social que atua no bairro da Fazendinha em Santana de Parnaíba desde 2000.
O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento social por meio de atividades, cursos e eventos voltados para a comunidade.

O Coletivo Parsas é um negócio social que tem o objetivo de oferecer a empreendedores da periferia conhecimento e técnicas de comunicação, design e ferramentas digitais, e assim promover divulgação assertiva de seus negócios.

O papo de professor é um negócio de impacto social voltado para professores de idiomas no Brasil e no mundo. Numa plataforma online, o projeto conecta e capacita professores de 13 países por meio de materiais e redes de apoio.

O Gente de Perto atende pessoas em situação
de rua, estado de extrema vulnerabilidade social.
O objetivo do projeto é aproximar crianças, adolescentes, jovens e famílias inteiras de seus direitos fundamentais garantidos por lei.

O Celebre vidas é um projeto de desenvolvimento de crianças e adolescentes da periferia de Itu-SP. Busca fortalecer a identidade das crianças da comunidade e gerar oportunidade de crescimento, promovendo afeto por meio de atividades artísticas, esportivas e recreativas.

A Arqcoop+ é uma cooperativa de Arquitetos que tem o objetivo atuar nas periferias de São Paulo com reformas e regularização de pontos comerciais. E, por meio dessas ações, colaborar com a transformação e o desenvolvimento social locais.

Primeiro Ciclo

A Pais Movement promove uma cultura de paz e cidadania nas escolas por meio do ensino de valores éticos e morais para crianças e adolescentes de uma forma criativa e divertida

A MPC atende jovens e adolescentes em escolas de São Paulo oferecendo atividades dinâmicas, reflexivas e imersivas para resgatar e princípios e valores cristãos.

O Mirante empodera crianças e adolescentes da Vila Mirante oferecendo no contra turno escolar atividades que promovem o estudo e produção artística e fortalecem a identidade da cultura de periferia.

Midiamor é uma plataforma de compartilhamento de histórias de amor e gentileza para criar inspirações impactantes e genuínas, motivando as pessoas a serem agentes de transformação.

A Marcenaria 3.0 é a marcenaria do terceiro setor. Usando material descartado da indústria moveleira, produz móveis com design e qualidade para famílias em situação de vulnerabilidade e organizações da sociedade civil.

O Projeto Filhos Campinas oferece às crianças e adolescentes em vulnerabilidade social na Comunidade Buraco do Sapo (Campinas-SP) um programa de fortalecimento de vínculos e promoção à cidadania através da arte e esporte e de relacionamentos transformadores.

O Ibarq é um museu de réplicas arqueológicas ligadas ao estudo da Bíblia e civilizações antigas relacionadas. Sua missão é resgatar, promover, incentivar e aprofundar o estudo da Bíblia em seu contexto histórico-cultural por meio das réplicas, mapas, obras de arte e outros recursos visuais.

A Associação Esperança e Destino trabalha promove o resgate da dignidade de crianças e adolescentes do Jardim Maitê (Suzano), usando a arte e cultura como ferramentas de inclusão e transformação social.

O Espaço do plantar usa arte e outros instrumentos pedagógicos para atender crianças e adolescentes com necessidades especiais, juntamente com suas famílias, oferecendo ideias e ferramentas que possam colaborar para uma verdadeira inclusão.

A Cruzando é uma rede de escuta, acolhimento e apoio à pessoas que estão buscando recolocação profissional, que oferece encontros e oficinas de desenvolvimento profissional e conecta pessoas a oportunidades através de suas histórias de vida e valores pessoais.

O Instituto Beabá existe para desmistificar o câncer, levando informações claras, simples e otimistas a crianças e adolescentes que recebem um diagnóstico, e seus acompanhantes.

O Instituto Abya Yala investe na formação educacional e familiar de crianças e adolescentes da periferia de Osasco/SP por meio de alfabetização, aulas complementares, esporte, arte e terapia.