06

Glocal Acontece

Cruzando Histórias

A Cruzando Histórias nasceu da inquietude da sua fundadora, Bia Diniz, em não reduzir o desemprego apenas a números. Um dos maiores valores da ONG é respeitar a história de cada um e, através dela, relembrar e exaltar o que há de mais importante na nossa trajetória de vida e carreira.

 

Uma ferramenta poderosa de recuperação e valorização dessas histórias acontece por meio da escuta ativa e empática. É nesse ambiente seguro e acolhedor que duas histórias se cruzam: a do voluntário, que ouve e da pessoa que é acolhida e recebe orientação de carreira. 

Um das frentes de atuação da Cruzando, o EscutAção, ganhou escala nacional durante a pandemia. É um projeto de acolhimento, escuta empática, acolhimento e orientação de carreira para pessoas que estão buscando recolocação ou em transição profissional. 

Como medida de enfrentamento da pandemia COVID-19, e conscientes do agravamento dos sintomas de ansiedade do público da ONG, o projeto EscutAção foi ajustado para acontecer no modo online, com novos voluntários e em 3 formatos diferentes:

  • Escutação Acolhimento: Versão online e individual, com sessão única de acolhimento, escuta empática e orientação de carreira.
  • Escutação Ressignificadas: Para mulheres que estão com problemas na carreira por conta do relacionamento agressivo, físico, verbal e ou psicológico, principalmente após o isolamento social.
  • Escutação Psicoterapia Breve: Ciclo de 4 sessões online com um psicólogo voluntário.

 

Em um ano de projeto, 447 atendimentos foram feitos por 20 voluntários, resultando em 699 horas de escuta. Deste total, 80,5% aconteceu de forma online durante a pandemia, sendo 209h no formato Acolhimento, 18h de Ressignificadas e 336 de Psicoterapia Breve.

A Cruzando soube ajustar rapidamente sua atuação ao cenário criado pela crise e, diante desta adaptação, teve a possibilidade de impactar a vida de trabalhadores de 16 estados do Brasil.

A Cruzando foi acelerada pela Glocal no nosso primeiro ciclo e ficamos radiantes de ver o impacto deste projeto sendo multiplicado. Você pode conhecer mais sobre esta e outras iniciativas da Cruzando Histórias e apoiá-los para que alcancem cada vez mais pessoas sendo um doador ou contratando o serviço para a sua empresa. Saiba mais no site: https://www.cruzandohistorias.org/